Português English Español
 
 
  Empresa
Produtos
Definições
Certificações
Assistência Técnica
Downloads
Fale Conosco
Contatos
 
100% Brazil Abimo
 
 
Comunidade no Orkut Siga-nos no Twitter Facebook
 
 

Definições

Seta Esterilização

Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos.

Ressaltamos que este conceito é absoluto, ou seja: ou um material está esterilizado ou não está. Portanto não se pode afirmar que uma autoclave esteriliza "melhor" do que outra.

Seta Comprovação de Esterilização:

Usa-se na comprovação de esterilização indicadores especialmente fabricados para tal. Os mais comuns são os dos tipos químico e biológico.

Coloca-se no interior da autoclave e após o ciclo comprova-se a eficácia em atingir a esterilização pelo equipamento.

Seta Autoclave:

Trata-se de um tipo de aparelho que realiza o processo de esterilização através de vapor aquecido e sob pressão. É reconhecido em todo o mundo como o mais eficiente método de esterilização.

Seta Desaeração:

Para atingir as condições ideais de esterilização também é necessária a remoção do ar no interior da câmara de esterilização (desaeração), uma vez que o ar atua como isolante térmico e dificulta a transmissão de energia calórica através do vapor.

Seta Pressão:

A pressão em si não contribui para o processo de esterilização, porem a mesma é necessária para atingir os valores corretos de temperatura e saturação do vapor, estes sim importantes para a esterilização.

Seta Temperatura:

Em um esterilizador tipo autoclave por vapor saturado de água, a capacidade de esterilizar é baseada numa eficiente e rápida transmissão de energia calórica através do vapor para os materiais dispostos na câmara de esterilização. Sempre que o vapor entra em contato com algum material mais frio ele se condensa cedendo sua energia calórica a este material que provocará seu aquecimento imediato. Esta ação será contínua até atingir-se o balançoo térmico, quando cessará a troca de calor, porem com a manutenção da temperatura por um determinado período de tempo. As autoclaves Stermax utilizam como padrão as temperaturas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.)

Seta Relação Pressão x Temperatura:

Por um princípio de física quanto maior a temperatura de trabalho maior a pressão no interior da câmara de esterilização. Verifique a tabela a seguir: Tabela Temperatura e Pressão Observe que para uma simples alteração de seis graus (121° para 127°C) é necessária uma pressão 50% maior. Para obter-se 133°C é necessario dobrar a pressão interna. É possível obter-se tempos menores de esterilização, porem ao custo de trabalhar-se com pressões cada vez mais perigosas.

Destaca-se também que produtos que utilizam temperaturas maiores e por consequência pressões maiores podem estar sujeitos à Norma Regulamentadora Número 13 (NR13) do Ministério do Trabalho que trata de CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO.

Todos os modelos de autoclaves produzidos pela Stermax estão dispensados de atender a NR13 de acordo com o anexo 3 da mesma, pois trabalham com uma pressão considerada pela norma como baixa. Este fato além de tornar a operação mais segura e aumentar a vida útil do material também dispensa a emissão de laudos de conformidade frequentes e custosos.

Seta Tempo de Esterilização:

É o tempo ao qual o material fica exposto ao vapor na autoclave. É importante que este tempo seja respeitado. As autoclaves Stermax utilizam como padrão os tempos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.).
Lembre-se: esterilização e pressa não combinam!

Seta Relação Potência x Consumo:

A potência de um equipamento elétrico é especificada em Watts. Quanto maior a potência maior o consumo. A eficiência elétrica provem de fato de um equipamento realizar o mesmo trabalho com uma potência menor. As autoclaves Stermax trabalham com potências consideravelmente menores para menor consumo de energia elétrica.

No projeto construtivo e operacional das Autoclaves Stermax foram levados em conta todos os fatores acima expostos. Isto garante uma esterilização eficiente e segura, conforme atestam os milhares de testes individuais, usando indicadores biológicos de esterilidade, realizados durante todo o período de fabricação dos aparelhos.

Cada aparelho antes de ser entregue ao cliente É severamente testado e o mesmo deverá passar por um extenso período de utilização e controle em sua finalidade

 
 
 
 
 
R. Emma Rohrsetzer, 1011 . Pinhais (Grande Curitiba) . PR . 41 3668-2144